Presidente da comissão de controle e fiscalização, Leo de Brito, firma parceria com Tribunal de Contas

Em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), na manhã desta quarta-feira, 25, o deputado federal Leo de Brito definiu um calendário de atividades á serem realizadas ainda este ano em parceria com o órgão.

O parlamentar foi recebido pela presidente do TCE, Naluh Gouveia e o conselheiro José Augusto Araújo. Na oportunidade conversaram sobre o lançamento da Cartilha Fiscalização Financeira e Controle, previsto para o próximo mês. O material será distribuído em todas as câmaras municipais do estado, com o objetivo de aperfeiçoar e disseminar o processo fiscalizatório no país, papel exercido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), atualmente presidida por Leo de Brito.

“Faz parte da essência do trabalho da CFFC fazer essa interface com as diversas cortes, verificando quais são as boas práticas que estão acontecendo. Do ponto de vista do controle externo o Acre é uma das referências. Nesse sentido, o TCE do Acre vem se destacando com boas práticas na área de acompanhamento de licitações no acompanhamento, inclusive de aposentados, nessa relação que existe com as prefeituras e o governo do estado e até mesmo um acompanhamento concomitante. Nós vamos fazer um trabalho para dar visibilidade dentro da comissão a essas práticas”, afirmou o parlamentar.

Durante a visita Leo de Brito também se comprometeu em visitar a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, acompanhando a presidente do Acre. O parlamentar também deve realizar, em parceria com TCE, uma audiência pública sobre Controle Externo no Estado e as práticas atuais.

Para Naluh Gouveia a cooperação firmada com o parlamentar deve destacar as ações realizadas pelo tribunal do Acre e demais unidades da federação. “A nossa missão é acompanhar, tecnicamente, o trabalho do legislativo, por isso essa parceria é tão importante para nós. Além disso, temos ações e projetos que são desenvolvidos em todo Brasil e acreditamos que com essa parceria é importante para dar maior visibilidade ao que os tribunais estão fazendo”, declarou.

Paula Amanda