Leo de Brito trabalhará pela construção de uma Unidade Mista de Saúde em Capixaba

Por Roraima Rocha

Presença constante nos municípios do Acre, tendo visitado em seu primeiro ano de mandato os 22 por diversas vezes, o deputado federal Leo de Brito esteve no último final de semana, em Capixaba a convite do representante do governo e vereador licenciado, Damião Queiroz, para uma reunião suprapartidária com vereadores e gestores da prefeitura. O evento foi realizado na Câmara local e também contou com o deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) como articulador. O objetivo era a solicitação de uma emenda para a construção de uma Unidade Mista de Saúde. A cidade conta apenas com uma Unidade Básica (UBS).

“Essa é uma reivindicação antiga dos cidadãos de Capixaba e, agora, como deputado federal poderei colaborar para a realização desse sonho, a população do município merece uma atenção especial para esta situação. Tenho certeza que poderemos contar com o apoio do governador Tião Viana e da presidenta Dilma, dois grandes amigos da Saúde”, comentou o deputado.

O diferencial da Unidade Mista é que esta poderá realizar atendimentos de média complexidade, clínicos especializados, e com pronto atendimento, sem a necessidade de agendamento. Capixaba hoje depende da estrutura mais próxima presente somente em Senador Guiomard, município vizinho a 56 quilômetros de distância.

O odontólogo e representante da Secretaria Municipal de Saúde, na reunião, Estevão Carvalho, explicou a importância dessa obra para a cidade, “Quando o trabalhador se acidenta, por exemplo, leva até cinco horas para chegar à UBS e não consegue a consulta, tendo que se deslocar até Senador Guiomard, o que muitas vezes leva até duas horas. Sem dúvida a Unidade Mista trará qualidade ao atendimento e diminuirá o número de complicações decorrentes dessa limitação”.

Ainda no primeiro ano, como parlamentar federal, Leo de Brito destinou mais de R$8 milhões de reais para a saúde pública do Acre. O parlamentar destacou que, “meu compromisso com os municípios, em especial quando se trata de saúde das populações, não esbarra nas bandeiras partidárias, esse é um direito e farei o possível para implementá-lo”. Brito também lembrou que esse é um trabalho em conjunto com o deputado Raimundinho, “um militante valoroso nas lutas da Saúde acreana”.