Leo de Brito requere à Câmara Federal Voto de Pesar pela morte de Wildy Viana

O deputado federal Leo de Brito apresentou nesta terça-feira (14) um requerimento à Câmara Federal pedindo que a Casa registre Voto de Pesar em memória de seu Wildy Viana, pai do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana. O ex-congressista faleceu  na última segunda-feira (13), aos 87 anos.

“O Voto de Pesar é um reconhecimento da Câmara de tamanha relevância que é dado somente a chefes de Estado e a ex-congressistas. Por sua história de lutas pelo povo do Acre Wild Viana merece essa homenagem da Casa onde trabalhou com tanta dedicação”, afirma o deputado Leo de Brito.

Wildy Viana foi radiotelegrafista e também deu sua contribuição e exemplo na política, iniciando sua carreira em 1963. Foi eleito vereador, deputado estadual e deputado federal, permanecendo nos dois últimos cargos por dois mandatos.

O Voto de Pesar é uma manifestação formal de condolências emitida pela Câmara dos Deputados quando ocorre o falecimento de chefe de um Estado estrangeiro, de ex-congressistas ou ex-presidentes da República.

O requerimento de Leo de Brito foi apresentado em plenário e será apreciado pela mesa diretora. Posteriormente, após aprovação, será registrado, por ordem do presidente da Câmara, nos anais da Casa e publicado no diário oficial.