Leo de Brito homenageia educadores físicos na Câmara

O deputado federal Leo de Brito discursou durante Sessão Solene em homenagem ao dia do educador físico na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (11). Em suas palavras, o parlamentar ressaltou a importância desses profissionais cuja valorosa atuação certamente colabora na construção de um país mais saudável e mais feliz.

“Basta conferir a biografia de todo atleta brasileiro vitorioso. Nela há sempre um profissional da Educação Física, que, em algum momento de sua trajetória, tornou-se a mola propulsora no incentivo e na formação de um campeão nas quadras e na vida”, enfatizou. “O educador físico também é hoje o principal agente responsável pelo combate ao sedentarismo nas escolas, oferecendo suporte técnico adequado e interativo com os demais profissionais de saúde”, completa.

Para ele, as ‘‘aulas de educação física’’ ensinam as crianças e jovens brasileiros muito mais do que as regras de uma simples modalidade esportiva e os ensinamentos do educador físico abrangem também valores que só o esporte pode inserir na vida de qualquer ser humano, como o autoconhecimento, a ética, o trabalho em equipe, a disciplina, a determinação e, sobretudo, a lealdade para com o adversário.

Leo lembrou ainda que em 2016 o Brasil receberá o maior evento esportivo mundial: As Olimpíadas e as Paraolimpíadas, em que a organização dos jogos olímpicos contará com 8 mil funcionários, 45 mil voluntários e 85 mil terceirizados. Ao todo, 14.850 atletas de mais de 200 países disputarão 834 provas nas mais diversas modalidades.

“Toda essa estrutura certamente não existiria, se o Brasil hoje não tivesse em seu quadro de regulamentação profissional o educador físico. Isso porque, atualmente, o profissional de Educação Física é o principal agente estimulador das crianças e dos jovens para criação de uma cultura de acesso e incentivo ao esporte e à atividade física em nossa Nação”, disse.

A sessão solene contou com a participação do conselheiro da 8ª Regional do Conselho Regional de Educação Física, que abrange os Estados da Região Norte, Tarcísio Anchieta.