Leo de Brito destaca investimento e fortalecimento de políticas para juventude

Durante comissão geral sobre políticas para a juventude, realizada nesta terça-feira (3), na Câmara dos deputados, Leo de Brito subiu à tribuna para destacar a importância do tema. Em seu discurso, o parlamentar, que já foi secretário de juventude no Acre, de 2003 a 2006, destacou os avanços na área, com os governos Lula e Dilma, e alertou para que não haja retrocessos.

Brito citou a criação da Secretaria Nacional de Juventude, ressaltando que a permanência dela deve ser defendida durante a reforma administrativa. Deu ênfase aos programas de cotas e de acesso à universidade para jovens de baixa renda e ao fundo social do pré-sal, que garantiu mais recursos para a Educação, Saúde e para Ciência e Tecnologia. Além dos programas de combate à violência no país, sobretudo contra a juventude negra, como o programa Juventude Viva.

“Milhões de jovens, principalmente pobres, que jamais teriam essa oportunidade, estão tendo hoje graças a essa força do Parlamento junto com governos que tem um compromisso com a juventude. Mas também é importante evitar retrocessos, porque hoje temos nesta Casa uma pauta medieval”, disse o deputado.

Emendas para a juventude

Grande parte das emendas alocadas pelo deputado Leo de Brito para o orçamento de 2016 vai trazer, de forma direta ou indireta, melhorias para a juventude acreana, sendo destinadas para os setores de esporte, cultura, lazer, saúde e educação para o jovem. Porém, uma delas ganha destaque: o investimento de R$1 milhão no programa de Pequenos Negócios para a Juventude, proposto pelo deputado.

O programa será executado em parceria com a Assessoria de Juventude e a Secretaria de Pequenos Negócios do Estado, como parte do objetivo do governo e de Leo de Brito de assegurar mais oportunidade aos jovens, com novas frentes de trabalho. A ideia do programa de empreendedorismo visa alcançar inicialmente pelo menos mil jovens.