Leo de Brito apresenta emenda para resgatar programa de promoção da saúde ocular

O deputado federal Leo de Brito apresentou emenda que visa incluir no anexo de metas e prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a volta do Projeto Olhar Brasil, de promoção da saúde dos olhos, criado em abril de 2007, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar também se comprometeu a apresentar emenda ao orçamento de 2018 para fortalecer e apoiar o projeto.

Voltado para alunos da rede pública de ensino fundamental e para os que integravam o Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, com idade de 15 a 59 anos, o Projeto olhar Brasil realizava exames oftalmológicos por meio de ampliação do acesso a consultas do SUS. Após a identificação dos problemas visuais, prestava a devida assistência e fornecia óculos gratuitos.

Em 2011, o governo do Acre lançou o Programa Cuidando dos Seus Olhos, também de saúde ocular, que recuperou a visão de inúmeras pessoas atendidas pelo Saúde Itinerante, nos locais mais distantes e isolados, contemplando as pessoas mais necessitadas.

Com a criação do Programa Quero Ler, que pretende zerar o analfabetismo no Acre e atende com frequência idosos e jovens com dificuldades para enxergar, a necessidade deste tipo de atendimento é cada vez maior.

“O projeto Olhar Brasil dava condições de saúde ocular necessárias ao aprendizado. Desse modo, contribui significativamente para o desenvolvimento da educação. Trazendo para a realidade do Acre, nas minhas andanças, cansei de ouvir muitos alunos, em especial aqueles que estão sendo alfabetizados pelo programa Quer Ler, que os problemas na visão são obstáculo ainda maior para eles, que estão se reaproximando do mundo da leitura e escrita”, diz Leo de Brito.