Em audiência no Ministério da Cultura, Marcus Alexandre e Léo de Brito buscam liberação de recursos para a recuperação do Parque Capitão Ciríaco

O prefeito Marcus Alexandre reuniu-se nesta quarta-feira, 8, com o secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Brant, para pedir especial atenção e a liberação da emenda proposta pelo deputado federal Léo de Brito para recuperação do Parque Capitão Ciríaco, sede da Fundação Garibaldi Brasil.

Os recursos da emenda, cerca de R$250.000,00, servirão para melhorar as condições de funcionamento e a recuperação do parque como um todo já que todos seus espaços foram duramente castigados pela cheia do Rio Acre e seus afluentes em Rio Branco. “Os municípios que foram atingidos pela alagação deste ano terão suas verbas liberadas com maior agilidade pelo Governo Federal. Quero lembrar que nosso gabinete está de portas abertas para ajudar as prefeituras na interlocução junto ao governo e seus ministérios”, disse Léo de Brito ao comentar sua atuação junto ao MinC e a outros Ministérios em favor dos municípios atingidos pela alagação.
“O resultado dessa audiência foi muito positivo porque tivemos a segurança do Ministério de que os recursos serão liberados em sua totalidade o mais rápido possível”, informou o prefeito, que cumpre extensa agenda em Brasília.
O Parque Capitão Ciríaco é patrimônio cultural de Rio Branco e possui grande importância histórica para o Acre. O local pertenceu ao Capitão Ciríaco Joaquim de Oliveira, um dos integrantes do grupo que promoveu a Revolução Acreana. Foi transformado, em agosto de 1994, em um espaço de proteção ambiental e cultural. Nos seus 4,6 hectares, possui vegetação nativa com frutíferas regionais e aproximadamente 600 seringueiras. Dispõe de equipamentos de esporte e lazer, escolinha de artes e uma casa retratando arquitetura da época, dedicada à memória da Revolução Acreana e do surgimento da cidade de Rio Branco, além dos escritórios da FGB.
Da Assessoria