Deputado Leo de Brito quer fortalecer o sistema de transparência na administração pública

Como presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara Federal, o deputado federal Leo de Brito tem atuado em parceria com órgãos públicos para promover a eficiência da gestão pública no âmbito do governo estadual e municipal. Nesta segunda-feira, 13, o parlamentar realizou uma visita institucional à Controladoria Geral do Estado (CGE) como forma de colocar o mandato e o trabalho na comissão à disposição do órgão.

“Hoje tive a oportunidade de visitar a CGE e conhecer toda equipe, profissionais que cumprem um papel tão importante para o Estado, trazendo eficiência para gestão, que tem muitas ações e projetos e que graças a esse trabalho são realizados dentro da legalidade e dos princípios que regem a administração pública”, ressaltou o deputado.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2009 esteve em pauta durante a reunião com o controlador-geral, Giordano Simplício. A proposta tornaria os órgãos de transparência permanentes e desta forma fortaleceria o Sistema de Controle Interno em todos os entes federativos.

Para Simplício, a aprovação da PEC caracteriza a atuação deste controle essencial ao funcionamento da administração pública. “Essa parceria com o deputado Leo vai nos ajudar muito no fortalecimento do controle interno do Estado, pois precisamos de apoio. Nessa visita pudemos estreitar laços e somar forças, principalmente no que diz respeito a aprovação da PEC 45, que será um instrumento indispensável ao êxito do trabalho que realizamos”, frisou.

Leo de Brito afirmou ainda que a comissão deve realizar audiências públicas sobre o fortalecimento das controladorias dos Estados. “Nós vamos fazer essas audiências, vamos manter essa relação institucional com a Conaci [Conselho Nacional de Controle Interno], que congrega as controladorias e também com os servidores das áreas e auditores fiscais, e assim esperamos colaborar com o fortalecimento do controle interno”, disse.