Assis Brasil é o 19º município visitado por Leo de Brito no primeiro semestre de mandato

Aproveitando o recesso parlamentar na Câmara, o deputado federal Leo de Brito decidiu completar a lista de 22 municípios visitados no seu estado durante o primeiro semestre de mandato. Nesta quinta-feira (23), o parlamentar pegou a estrada ainda de madrugada em Rio Branco para cumprir um dia intenso de agenda no lugar em que está localizada a tríplice fronteira entre o Brasil, Peru e Bolívia. Assis Brasil é o 19º município do Acre que recebe Leo em seis meses.

“Não há quem conheça melhor de sua terra e de suas necessidades do que aqueles que nela residem. E é por isso que acho importante esse contato direto com o povo, nos municípios, para saber de quem sabe e quem sente na pele, na vida cotidiana, onde é que o sapato aperta, e como é que nós, com esse mandato, podemos contribuir”, diz Leo.

Sempre acompanhado de sua equipe de gabinete e do vereador Jerry Correia, Leo iniciou o dia na Câmara Municipal, onde se reuniu com representantes do setor comercial de Assis Brasil. Em pauta, estava o sistema alfandegário, mais especificamente o setor de imigração da Polícia Federal instalado no lugar.

“O pedido dos comerciantes foi que o deputado pudesse intervir politicamente para que o setor onde hoje funciona a alfandega, na parte alta da cidade, pudesse vir para a parte baixa, no centro da cidade. Assim haveria um movimento maior de turistas, já que todos que entrasse ou saíssem do país teriam que obrigatoriamente descer em Assis Brasil, onde está a área comercial”, explicou o vereador Jerry.

Para Leo de Brito a proposta é de grande valia para o fortalecimento da economia no município. Ele se comprometeu a leva-la ao governador Tião Viana e à superintendência da Polícia Federal.  “Muitas vezes esse grande fluxo de turistas que entram e saem do Brasil por Assis acabam não conhecendo o centro, consequentemente não há movimentação no comércio. Por isso me comprometo a fazer o que estiver ao meu alcance para que esse município cresça e se desenvolva”, afirmou.

Após se reunir com os comerciantes, Leo também conversou com militantes sobre a atual conjuntura política e em seguida visitou a Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil para verificar de perto as principais demandas do local e colocar o mandato à disposição. No período da tarde, o deputado foi até à escola Íris Célia Zannini, onde ministrou uma palestra sobre a redução da maioridade penal aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Ramal do Icuriã

Saindo da área urbana, Leo de Brito percorreu, no fim da tarde, o Ramal do Icuriã, o maior do município, que corta toda a Reserva Chico Mendes e dá acesso aos moradores da Comunidade do Icuriã e aos índios da Reserva Indígena Mamoadate no Alto Rio Iaco. Foi lá que Leo conheceu seu Altenir Brito, de 79 anos, casado com dona Maria há 60 anos.

Seu Altenir veio do Ceará para o Acre em 1954 para conhecer a tão comentada ‘Amazônia’, de onde não saiu mais com a sua numerosa família. São 10 filhos e, entre netos e bisnetos, 70 jovens e crianças. Prestes a completar 80 anos, ele ainda trabalha com todo vigor cuidando do seu cafezal. Quando perguntado sobre o segredo para tanta disposição e juventude a resposta é uma só. “Banana frita, meu filho! Como bastante banana frita”.

Assessoria